arrow_drop_down

Voltar para lista de planos

Portadores da Salvação

Portadores da Salvação

“Não pregamos o Evangelho para condenação, mas para salvação”. Deus está nos chamando! Ele nos chama de filhos para nos abençoar, e de coerdeiros para fazer a Sua obra e cuidar do Seu Reino aqui na terra. Aqui está um devocional para você fazer durante a campanha e já vir com o coração preparado para o culto!

Lista de leituras

Dia1

Você já se pegou analisando sua vida de oração e descobriu que ela sempre fica mais intensa quando você está passando por alguma dificuldade, ou quando sua vida ou de alguém que você ama está por um fio? Parece que nosso clamor fica muito mais intenso e frequente. E foi exatamente isso que aconteceu nos versículos 5 e 6, o terror era tanto que até os pagãos estavam clamando aos seus deuses e pediram a Jonas para fazer o mesmo! Gosto muito de uma frase do pastor Craig Groeschel: “A oração não deveria ser nosso último recurso, mas nossa primeira linha de ataque”. O que isso significa? Que nossas orações, nosso clamor, deve ser algo frequente em nossas vidas, e não nosso último recurso quando o desespero já reina em nossas almas. Qual a frequência com que você entra no seu quarto e clama ao Senhor por sua vida? Veja no versículo 4 que foi Deus quem enviou a tempestade. Sabe o que isso diz? Que Deus está no controle de tudo! E, se Ele está no controle de tudo, por que perdemos o nosso o tempo ficando angustiados e tentando tomar o controle para nós? Deixa eu te falar: assim como o clamor funcionou nos versículos 14 e 15, o clamor funciona em nossas vidas! Deus intervém quando clamamos. Deus cuida quando clamamos. Deus faz o melhor para nossas vidas quando clamamos. Deus é o Pai super presente, que nunca nos abandona e vem quando é chamado. Clamar a Deus é a única solução. Clamar sempre é a estratégia inteligente e o nosso objetivo de hábito a ser alcançado. Desafio de hoje: A resposta para a vida está no clamor. Feche a porta do seu quarto e clame a Deus por sua vida.

Dia2

Eu amo como Deus é misericordioso! E você? Apesar da imensa crueldade dos ninivitas, a cidade de Nínive era composta por famílias! E Deus teve misericórdia delas e enviou alguém para pregar a salvação. Sua família é cristã? Ou tem muitos membros que não são cristãos? Você se dá bem com eles? Toda família deve ter um membro chato, antissocial, sempre pessimista, ou que simplesmente não é uma boa companhia, pessoas difíceis de serem lidadas…espero que a sua família não. E ainda temos aqueles pais alcoólatras, ausentes, turrões e que não sabem como demonstrar amor e encorajamento. Como você os trata? Nenhuma dessas situações é fácil de ser lidada. Há vezes que a gente simplesmente deseja ter nascido em outra família. Mas, assim como Jonas, Deus nos chama para sermos sal da terra e luz do mundo até para aqueles familiares com quem a gente não se dá bem, não gosta ou nos machucaram. Que tipo de cristão você tem sido na sua casa? Em meio aos seus familiares? Você os tem amado com o amor de Cristo? Deus tem compaixão de toda a nossa família, por isso que Ele nos manda para nossas casas para sermos a diferença. É aqui, na nossa casa, na nossa família, que começa o nosso primeiro e mais importante ministério. É aqui, na nossa casa e na nossa família onde devemos pregar o Evangelho primeiro e com mais frequência. Quando estamos em família é que o nosso verdadeiro caráter e paixão por Cristo são expostos. Desafio de hoje: Escolha um membro da família que ainda não é cristão e comece a ser um portador da salvação para ele.

Dia3

Você já ouviu falar que uma das técnicas que nos ajudam a encontrar soluções e aliviar a alma é quando “colocamos para fora”? A grande sacada de tudo isso ainda é quando vamos ao lugar e até a pessoa certa!! E, para nós cristãos, não há necessidade de se indagar sobre quem e onde. Essa resposta é aos pés de Jesus! Em Sua doce e maravilhosa presença! Assim como Jonas em sua angústia clamou ao Senhor, Davi também o fez em seus salmos. E por que essas orações ou lamentos estão na Bíblia? Para nos mostrar três coisas: 1. Homens e mulheres de Deus também passam por crises interiores. 2.Nossos dias não serão sempre flores; e 3. Podemos ser escancarados a Deus a ponto de colocar para fora tudo o que estamos sentindo. E qual o resultado? Ele vai nos ouvir e nos trazer o que precisamos! Em alguns casos, a ajuda do Senhor pode vir através de médicos e remédios. Mas deixa eu te dizer algo: a maioria de nossas angústias podem ser resolvidas se apenas fôssemos sinceros e abertos com Cristo. Derramar nossa alma perante o Senhor nos faz mais abertos para ouvir Sua voz, Seu alento e Suas soluções. Então, por que fazemos tão pouco? Ouso dizer que a geração de hoje é assim tão ansiosa porque não derrama seu coração perante a presença de Deus. Posso te dar ainda mais uma dica? Toda vez que você precisar derramar seu coração, escreva! Por quê? Pois quando você estiver passando por algo parecido, ou até pior, você pode voltar à essa oração e ver o quanto você amadureceu e o quanto Deus foi fiel. E ah! Nunca se esqueça de terminar agradecendo (ver v.9). Como diz o Pr Josué Gonçalves: “gratidão é memória do coração”. Ela nos ajuda a alinhar nossos sentimentos quanto à grandeza de Deus e Sua fidelidade. Desafio de hoje: Pegue papel e caneta, vá até o Senhor e derrame sua alma em forma de palavras e oração. Guarde para depois voltar e ver a bondade de Deus na sua vida.

Dia4

Jonas, do ventre do peixe, achou que era o seu fim. E ali, ele clama ao Senhor e se aproxima Dele. É engraçado como vemos as nossas doenças como algo completamente negativo, e às vezes, até consideramos erroneamente como uma maldição de Deus. Porém, esquecemos que vivemos em um mundo caído e que, por causa do pecado, estamos sujeitos à doença. Ouvi uma frase que me impactou muito: quando acontece algo conosco, não devemos nos perguntar “Por quê?”, mas sim: “ Qual o propósito e o próximo passo, Senhor?”. Estar doente não é nada fácil, ter alguém que amamos doente também não é. Porém, gostaria de te aconselhar a buscar a Deus em todas as situações, até nessas. A enfermidade não nos aproxima da morte, ela nos aproxima de Deus. Este é um momento único para você ouvir a Deus e experimentá-lo de um jeito completamente diferente. Este é um momento de fé inabalável. Este é um momento de experiências únicas. Não deixe que a tristeza, devido a um momento como esse, tire o melhor de você. Escolha buscar a Deus como nunca antes. Ali, no seu momento de luta e dor, Deus vai aparecer e vai te fazer autoridade no assunto para que você possa ajudar outras pessoas. E aí? Você está atento à voz de Deus no seu momento de enfermidade? Desafio de hoje: A enfermidade não te aproxima da morte, te aproxima de Deus. Escolha alguém que está enfermo e vá decretar vida sobre aquela pessoa.

Dia5

Toda vez que nos afastamos da voz de Deus, isso traz maldição a nós e àqueles que estão à nossa volta. Andar com gente que não tem comunhão com Deus nos traz coisas ruins. Jonas recebeu um chamado, e deixa eu te dizer, não era um chamado fácil. Para te colocar a par, Nínive era a capital da Assíria! Se ainda não caiu a ficha, Assíria era conhecida por sua crueldade feroz e foi um dos grandes inimigos do povo de Israel. Você acha que isso justificaria o fato de que Jonas correu para o lado contrário?
É claro que não! Quando Deus nos chama para algo, isso significa que Ele vai nos capacitar e estar conosco por TODA a jornada!!!! Mesmo assim, Jonas fugiu. E isso trouxe maldição para ele e para todos que estavam no barco com ele. Quantas vezes nos afastamos da voz de Deus e do Seu comando simplesmente porque não queremos fazer algo, ou por ser muito difícil? Quantas vezes deixamos nosso tempo com Deus de lado para dormir um pouco mais, trabalhar um pouco mais, ficar nas redes sociais, ou ter um tempo extra com qualquer outra coisa ou pessoa?
Muitas vezes pensamos que maldição é somente espíritos malignos e hereditários. Não entenda errado, isso é maldição sim e algo para ser levado a sério! Porém, existem coisas que nos afastam de Deus todos os dias e se tornam maldições cotidianas! E, se não dermos atenção à isso, se torna igual a história da rã. Já ouviu? Vou te contar: Se você quiser cozinhar a rã e colocá-la direto na água fervendo, ela rapidamente irá pular da panela. Porém, se você colocá-la na água fria e ir lentamente esquentando, ela irá cozinhar e nem perceberá. Horrível, não é? Uma maldição cotidiana pode fazer exatamente o mesmo, e nos afastará de Deus completamente sem que percebamos! O que tem tirado o seu o tempo com Deus? Desafio de hoje: Se aproxime de Deus e se afaste do que te afasta Dele. Assim, toda e qualquer maldição será quebrada da sua vida. Ajude alguém a tomar essa decisão também.

Dia6

Jesus morreu, o véu foi rasgado, e Jesus ressuscitou por um único motivo: tornar o relacionamento entre Deus e o ser humano possível novamente. No jardim do Éden, Deus andava com Adão e Eva. Depois do pecado, uma série de sacrifícios eram necessários para o perdão dos pecados e Deus se comunicava com o Seu povo através de profetas. Depois que Jesus morreu e ressuscitou, essa realidade mudou! Ele enviou o Seu Santo Espírito para habitar em nós, portanto, ter um relacionamento contínuo com Ele. Deus não desistiu de Jonas! Deus falou com Jonas e lhe deu uma segunda chance em Jonas 3:1-2. Você tem ficado o suficiente na presença de Deus para saber quando Ele está falando contigo? Você é alguém que responde de primeira ou Ele precisa repetir para você obedecer? Vamos mais a fundo? Você tem buscado a Deus para você mesmo? E para ser bênção na vida de alguém? Você é alguém que entra no ambiente e diz “Ok Senhor, como eu posso ser usado para a Tua glória aqui? Para que o Senhor quer me usar hoje? Para quem eu devo levar uma palavra Sua?”. Ou você é o tipo que diz “Ok Jesus, passa de mim esse cálice e usa outro. Só quero ficar na minha”. Desligar o botão de Deus para os outros é também desligar o botão para Deus falar conosco. Se permitir ser usado por Deus traz resultado, como vemos no versículo 5 que os habitantes de Nínive creram em Deus. E mesmo que as pessoas não nos escutem, a semente foi plantada e seremos nós a sermos cobrados por Deus por fazer ou não o que Ele pede. Busque pela Palavra de Deus, busque pelo Espírito Santo. Um crente cheio do Espírito Santo vai e prega. Desafio de hoje: Faça o compromisso de se encontrar com Deus, marque na agenda. Escute a voz Dele e tenha coragem de ser o Seu porta-voz. Peça a Deus uma palavra para alguém, vá e comunique!

Dia7

Jonas pagou um preço para evangelizar. Ele teve que sair da sua cidade, pagar para chegar até Nínive, e com certeza teve que tomar provisões enquanto estava lá viajando por toda a cidade pregando o Evangelho. Não existe pregar o Evangelho ou avançar o Reino de Deus de graça, nós sempre vamos pagar um preço….a nossa convicção, o tempo, recurso financeiro… O segredo é não desistir no meio do caminho. Todo preço que pagamos nesta terra para tornar o amor de Deus reconhecido, vale a pena. Toda vez que o fazemos, estamos acelerando a vinda de Cristo porque mais e mais pessoas terão ouvido falar do Evangelho. Como você pode ficar parado vendo cristãos afegãos chegando no Brasil e não fazer algo? Como você pode ver organizações cristãs lutando para levar o Evangelho e cuidar de pessoas e você não fazer nada? Como você consegue ver a Casa de Deus expandindo com a visão de espalhar o “Amar a Deus servindo pessoas fazendo discípulos” e você não fazer nada? Nem todos nós fomos chamados para ir até os povos não alcançados e pregar o Evangelho. Mas todos nós fomos escolhidos para contribuir para que isso aconteça de alguma forma. Nem todos nós fomos chamados para os púlpitos, mas todos nós fomos chamados para pregar o Evangelho a toda criatura, de uma maneira ou de outra. Se você vê tudo isso ao seu redor e não tem vontade de contribuir e fazer algo, se a sua fé não mexe com o seu bolso, não vai mexer com o seu coração. Faça parte do que Deus está fazendo na terra. Desafio de hoje: Permita que a sua fé mexa no seu bolso. Faça um desafio com Deus de ser o Portador da Salvação de maneira financeira. Contribua com o avanço do Reino e do Evangelho.

Dia8

Não é incrível Deus ter escolhido os seres humanos para serem Seus parceiros em anunciar o Evangelho? Jesus poderia muito bem aparecer em sonhos e visões para as pessoas e elas simplesmente se converterem! Mas não! Ele nos escolheu para ser Seu porta-voz! O que temos feito quanto a isso? Você compartilha de Jesus por onde você vai? Se você não compartilha publicamente, suas ações e fala dizem que você é diferente? Para quem o Espírito Santo tem te incomodado a pregar o Evangelho e você não vai por medo ou vergonha? Deixa eu te falar algo: você é capaz!!! Tudo o que você tem que fazer é ir e contar o que você vive e sente. Não precisa ser pregador, ter um cargo dentro da igreja ou ter o dom de evangelista. Há pessoas neste mundo que só você pode alcançar e Deus está te chamando!

Não pregamos o Evangelho para condenar ninguém, mas para salvar. Nós somos os portadores da salvação. Você foi ser empoderado a anunciar a Salvação aos perdidos. Portanto, IDE. Se você está em dúvida ou nunca se decidiu por Cristo, queremos te convidar também a tomar essa decisão hoje. Peça para Jesus entrar em seu coração, ser seu Senhor e salvador e te perdoar dos teus pecados. Prometo para você que esta é a MELHOR decisão da sua vida! Desafio de hoje: use suas redes sociais, seu meio de trabalho, onde você estuda e até onde você mora e seja um Portador da Salvação.

Itens por página:
1 - 8 de 8

Outros planos de leitura

Ver todos os planos

undefined

Portadores da Salvação

undefined

E a Profecia se Cumpriu (Digno, Digno) de Vertical Worship

undefined

Deus Conosco