Pastor Paulo Ricardo, 17 de Maio de 2018

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em parceria com a Assessoria de Políticas para a Diversidade Social de Jundiaí, realizou o 1º mutirão para alteração de sexo e nome social na identidade de transgêneros. A ação pioneira foi possível graças a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a retificação de registro.

Queria muito aproveitar esta matéria para explorar um tema que tem me chamado atenção. A identidade!

Tenho visto não só o Brasil, mas o mundo enfrentando uma grande crise de identidade, tanto que os livros mais vendidos hoje e os treinamentos mais procurados são de auto ajuda e de conhecimento próprio. Nunca antes o ser humano teve tanta necessidade de se conhecer. Hoje a profissão de mais evidência é o coaching, que nos direciona a encontrar caminhos e respostas que estão dentro de nós.

Mas olhando para o contexto geral vemos o governo sendo criticado por falta de identidade, as pessoas não reconhecem mais quem é de esquerda, de direita ou de centro. Nas escolas vemos alunos sem identidade nenhuma, nos lares a falta da construção da identidade nos filhos, e quando nos deparamos com a sociedade vemos diversas pessoas sem identidade.

Talvez você esteja lendo esta matéria e não se sinta assim. Que bom! Mas olhando ao seu redor você verá esta dura realidade, inúmeras pessoas perdidas em várias questões da vida.

E acredito que mais do que nunca devemos ter a nossa identidade não só no RG, mas em nossas atitudes do dia a dia.

Olhando para a igreja em Antioquia, algumas coisas me chamam a atenção: a fama deles, a Graça de Deus sobre a vida deles e o propósito bem estabelecido no coração o de serem cheios do Espírito Santo.

Porém, a coisa mais maravilhosa é que as pessoas os chamavam de cristãos, ou seja, não era um título que eles se davam, mas era algo que as pessoas viam neles, reconhecidos pela sociedade como seguidores de Cristo.

Como diria Billy Graham: nós somos as Bíblias que o mundo está lendo. Nós somos os sermões que o mundo está prestando atenção.

Para encerrar, deixo uma sugestão de leitura para você: Atos 11:22-26.

Que esta seja a nossa identidade!!

Procurar